quarta-feira, 20 de junho de 2012

Álvares de Azevedo - Alba e Matheus



a)      Pesquisa sobre o autor:
Álvares de Azevedo (1831-1852)é a principal expressão da geração ultra-romântica da nossa poesia. Paulista, fez seus primeiros estudos no Rio de Janeiro e cursava o quinto ano de Direito em São Paulo quando sofreu um acidente(queda de cavalo)cujas complicações o levaram à morte aos 20 anos de idade.
O escritor cultivou a poesia, a prosa e o teatro. Toda a sua produção – sete livros, discursos e cartas – foi escrita em apenas quatro anos, período em que era estudante universitário. Tendo deixado uma obra de qualidade irregular no conjunto, mas de grande significado na evolução da poesia nacional. A característica intrigante de sua obra reside na contradição – talvez a contradição de si mesmo, que fazia com que ele próprio se sentisse como um adolescente, que se enquadra no dualismo característico da linguagem romântica, visível nas partes que formam sua principal obra poética Lira dos vinte anos, cujas primeira e terceira partes mostram um Álvares de Azevedo adolescente, casto, sentimental e ingênuo.
b)      O que podemos entender com a Antítese personificada: Uma antítese é uma idéia com temas opostos. Ou seja, uma antítese personificada é uma pessoa que tem opiniões distintas, idéias que são opostas.
c)      Análise do poema: “Idéias íntimas” O poema mistura vários estilos, essa leitura o aborda como um momento de revisão de diversas posturas poéticas na busca de uma única, uma legitima poesia do século XIX configurando como um drama. 
d)      Encontre a ironia no poema “É ela! É ela! É ela! É ela!”: A Ironia é o homem amar exageradamente uma mulher que tem roupas rasgadas e sujas. Invés de escrever bilhetes de amor escreve uma lista de roupas para lavar. Ele ironiza o amor e o sentimento exagerado do romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário