segunda-feira, 11 de junho de 2012

1 Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe) - Beatriz e Tobias


A obra os sofrimentos do Jovem Werther, escrita por Johann Wolfgang Von Goethe, é considerada o sinal inicial do que indica o começo do romantismo.O livro, com provável caráter autobiográfico, trata da reprodução de cartas que o Jovem Werther teria escrito ao narrador por muito tempo.Werther tinha um amor não correspondido e se suicida após a amada Charlotte se casar com outro.Goethe que também foi vítima do amor não correspondido lida com os sentimentos escrevendo a obra, assim podemos expressar todo o seu sofrimento.
Procurar reconhecer as semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin, o significado do estilo que adotam.
A pintura do Romantismo brasileiro foi a principal expressão das artes plásticas no Brasil; Essa produção pictórica se inseriu na evolução do movimento romântico. Alguns artistas plásticos como Goya, Theodore Géricault, Eugene Delacroix e August Rodin são exemplos de pinturas relacionadas ao Romantismo.
Goya: Adota o grotesco, o fantástico e o protesto social como temas, antecipando características futuramente desenvolvidas por movimentos como o expressionismo.
Theodore Géricault: Na França Eugéne Delacroix e Theodore aparecem como os principais lideres românticos; Theodore foi muito influenciado por Gros e exerceu uma grande influencia sobre Delacroix; Seu quadro a " A Balsa Da Medusa" relata o resgate dos sobreviventes de uma tragédia marítima que foi escândalo nessa época.
Eugene Delacroixsuas obras são marcadas pela grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento. Abordou temas exóticos, religiosos, cotidianos, políticos e históricos. Jean-Auguste-Dominique Ingres foi o principal rival de Delacroix. O Romantismo é um movimento artisticamente intenso e apaixonado, com ideais fortes e claros, e isto se pode perceber nas pinturas de Delacroix.
Auguste RodinRené-François-Auguste Rodin foi um importante escultor francês. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo,  desde criança demonstrou grande interesse por esculturas. Aos 13 anos de idade, entrou para uma academia de arte para aprender os princípios básicos das Artes Plásticas, Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris. Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador” (1880), ”O beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O filho pródigo” (1889)





As obras deles têm a ver com o romantismo, pois elas têm uma reação ao equilíbrio, impessoalidade, racionalidade e sobriedade do classicismo, alem da expressão de visões pessoais fortemente coloridas pela emoção dramática e irracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário