quinta-feira, 31 de maio de 2012

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo (Beatriz e Tobias)


Beethoven: Era um compositor nascido na Alemanha, no período entre Calssicismo e Romantismo. É considerado uma das principais personalidade da música até hoje pelo desenvolvimento da liguagem e do conteúdo musical mostrado nas suas obras, tornando-se um dos compositores mais influente e respeitado de todos os tempos. Suas obras abordavam principalmente "liberdade".

Schubert: Franz Peter Schubert foi um compositor nascido na Austrália no fim da era clássica e tinha um estilo bastante poético e inovador do romantismo. Escreveu canções, óperas, sinfonia e sonatas, mas, ainda assim, não foi muito conhecido enquanto estava vivo. Por ter dificuldade em encontrar trabalho, vivia às custas dos outros e, por causa disso, morreu sem ter dinheiro algum, aos 31 anos. Nos dias de hoje seus trabalhos são famosos e considerados imaginativos e melódicos.

Schumann: Robert Alexander Schumann foi um músico e pianista alemão, nascido no dia 8 de junho de 1810. Devido ao fato de seu pai se bibliotecário, Schumann teve bastante acesso a obras de autores como Shakespeare, Lord Byron e Jean Paul. Depois da morte de seu pai resolveu fazer faculdade de direito, onde um filósofo lhe confessou que era apaixonado por música, determinando, assim, o destino de Robert. Seus trabalhos eram considerados revolucionários para a época. Junto com alguns colegas criou uma revista dedicada à música, tendo uma rica produção artística. Foi diretor musical, no ano de 1850, da cidade de Düsseldorf, mas foi forçado a sair do cargo devido a transtornos mentais, causados por um problema auditivo que ele tinha desde que era criança. Depois de tentar suicídio por causa desse problema, foi internado em um asilo e faleceu no dia 29 de julho de 1856, no seu país de origem.

Chopin: Frédéric François Chopin era um pianista polonês e compositor na era romântica. É um dos mais importantes pianistas e compositores para piano. Ele tocava de um jeito bastante refinado e sua elaboração harmônica é comparada com obras de personalidades como Mozart e Beethoven, e, até hoje, é uma grande influência musical.

Liszt: Franz Liszt foi um pianista e compositor nascido na Hungria, na época do Romantismo. Ficou conhecido pela genialidade de sua obra, suas constantes revoluções no tipo de música daquela época e por tocar piano com uma habilidade inacreditável. Continua sendo bastante importante até os dias de hoje, assim como ainda continua sendo considerados um dos maiores pianistas da história, em grande parte devido à contribuição que ele deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário